22 de julho de 2007

Os Gênios da Ciência (não-ficção)

Stephen Hawking, 2004, Inglaterra

Se vi mais longe foi porque estava sobre ombros de gigantes”, escreveu Isaac Newton em 1676. Essa frase, acrescenta Hawking, “é um comentário apropriado de sobre como a ciência, e de fato toda a civilização, é uma série de avanços incrementados, cada um construindo sobre o que existia antes”. E com esse espírito o autor escreve “Os Gênios da Ciência – Sobre os Ombros de Gigantes”, obra que visa reconhecer a contribuição de cinco dos maiores cientistas da história: Nicolau Copérnico (1473-1543), Galileu Galilei (1564-1642), Johannes Kepler (1571-1630), Isaac Newton (1642-1727) e Albert Einstein (1879-1955).

Com cinco capítulos, cada um referente a uma das personalidades citadas, o livro mescla breves informações biográficas com trabalhos originais (manuscritos, artigos e publicações) desses cientistas. É uma oportunidade de, como informa a apresentação à edição brasileira, “seguir o processo criativo de alguns dos cientistas que revolucionaram a nossa maneira de compreender o universo, o espaço e o tempo, especialmente no que concerne à força gravitacional”.

Apesar dessa descrição, a obra pode ser considerada impalatável ao leitor que não transita na linguagem acadêmica da física e matemática, tornando-se por diversas vezes incompreensível ou mesmo ilegível. Stephen Hawking, excelente autor, conhecido por importantes obras de divulgação científica, parece não ter focado o grande público ao conceber este livro. Trata-se de um texto que deve ter seu lugar garantido na estante de profissionais da área.

Em todo caso, quem quiser experimentar a leitura sempre encontrará algo para absorver, principalmente no caso de Copérnico e Galileu, cujos trabalhos não são insondáveis, pelo contrário, são bastante acessíveis e bonitos de se ler.

Nenhum comentário: