11 de julho de 2006

Mundo Assombrado Pelos Demônios (não-ficção)

Carl Sagan, 1995, Estados Unidos

A obra aborda a importância de uma visão cética para o benefício da humanidade. Não se trata de uma proposta de total desencantamento do mundo; o que o autor deseja é destacar a capacidade crítica para que o mundo deixe de ser “Assombrado pelos Demônios” da ignorância.

Contatos com extraterrestres, abduções, a força dos cristais, meditação transcendental, a existência de Atlântida, esoterismo e astrologia, esses são alguns dos demônios que Sagan desmistifica ao confrontar com a ciência.

Segundo ele, a ciência é uma ferramenta essencial para uma postura cética. Mesmo que esteja longe de ser um instrumento perfeito de conhecimento, ela ainda é “o melhor que temos”, diz.

A preocupação do autor não fica somente nas quimeras esotéricas. Sagan vai além e revela que o analfabetismo científico e a credulidade representam riscos às sociedades e aos indivíduos. Ele pergunta: “Como fazer escolhas se somos analfabetos?” E segue:

“A nossa política, economia, propaganda e religiões estão inundadas de credulidade. Aqueles que têm alguma coisa para vender, aqueles que desejam influenciar a opinião pública, aqueles que estão no poder [...] têm um interesse pessoal em desencorajar o ceticismo” (p. 100).

E ainda:

“O exame cético não é apenas um instrumento para extirpar o charlatanismo e a crueldade que oprimem os que são menos capazes de se proteger e têm mais necessidade de nossa compaixão, as pessoas a quem são oferecidas poucas alternativas de esperança. É também um lembrete oportuno de que os comícios-monstros, o rádio e a televisão, a imprensa, o marketing eletrônico e a tecnologia encomendada pelo correio permitem que outros tipos de mentiras sejam injetados no corpo político – para se tirar proveito dos frustrados, dos incautos e dos indefesos, numa sociedade crivada de males políticos que estão sendo tratados ineficientemente, se é que são objeto de algum cuidado.
Mentiras, fraudes, pensamentos descuidados, imposturas e desejos mascarados como fatos não se restringem à magia de salão, nem a conselhos ambíguos sobre assuntos do coração. Infelizmente, eles estão infiltrados nas questões econômicas, religiosas, sociais e políticas dos sistemas de valores dominantes em todas as nações” (p.282-283).

Nenhum comentário: