3 de março de 2006

Além das Coincidências (não-ficção)

Martin Plimmer e Brian King, 2003, Inglaterra

O livro surgiu a partir de uma série de rádio da BBC sobre coincidências. A idéia foi reunir, em um texto, as mais espetaculares coincidências já documentadas.

A primeira parte do livro explora o que há por trás do fenômeno da coincidência. Segundo os autores, ela é fascinante pois dá a impressão de uma conexão com o Universo; a coincidência transmite a sensação de ordem, padrão e sentido, algo confortante para o ser humano.

A obra é um trabalho jornalístico muito bem feito, contemplando tanto visões místicas, quanto céticas. Ciência e paranormalidade se conflitam nessa ótima reportagem. O bom humor é o tempero que dá um sabor especial a leitura.

Enfim, um tema trivial, mas que não deixa de ser interessante e divertido. São mais de 200 histórias surpreendentes que vão abalar seu conceito de sorte ou azar.

Destaco uma história engraçadíssima. Um professor (no livro existem todas as referências de nomes e lugares) estava dando uma aula sobre probabilidades e resolveu demonstrar as chances de 50% de uma moeda dar cara ou coroa. Ao jogá-la no chão, para sua surpresa, a moeda caiu de pé em um chão liso. Foi calculado que as chances disso acontecer são de uma em um bilhão. Verdade ou mentira, a história é deliciosa.

Nenhum comentário: