21 de fevereiro de 2006

Breve História de Quase Tudo (não-ficção)

Bill Bryson, 2001, Estados Unidos

Uma obra riquíssima em informações, muito bem escrita e deliciosa de se ler. A proposta do autor é contar a história do universo, da vida e da morte (de quase tudo!).

O livro traz uma interessantíssima abordagem da história das ciências naturais e dos homens que a construíram. Big Bang; átomo e universo; galáxias, estrelas e planetas; a formação da Terra e suas metarmofoses; o surgimento da vida; evolução; extinção; o homem: esses representam só uma pequena parte dos fenômenos apresentados por Bryson. Já entre as ciências, Cosmologia, Geologia, Física, Biologia, Paleontologia, Química e Climatologia são, apenas, algumas das disciplinas que a obra ilustra.

Breve História de Quase Tudo é um daqueles textos que nos oferecem muitas descobertas - ele está recheado de fatos, os mais surpreendentes! E nada de complicações acadêmicas, o livro prima por sua capacidade comunicativa, densidade e profundidade.

Aprendizado e diversão (que não são coisas necessariamente excludentes): aí está um binômio que definiria bem esse importante trabalho de Bill Bryson.

Nenhum comentário: